Os 3 primeiros meses da gestação

A maioria das mulheres nem imaginam estar grávidas e um turbilhão de mudanças já está acontecendo dentro delas. Alguns hormônios caem sua produção e outros, que aparecem só na gestação, passam a ser fabricados, a placenta começa a se formar e dai começa o desenvolvimento dos principais órgãos do bebê.

Você vai perceber o aumento dos seios, também pode sentir mais sono, mais fome, enjoos e até ficar mais cansada. Não se preocupe, tudo isso é comum! São as adaptações necessárias da gravidez.

Com 4 semanas ele é do tamanho de um grão de arroz, seu coração começa a bater e aparecem pequenos brotos que serão depois os braços e as pernas.

Ao final de 8 semanas já estão se formando os dedos, as mãos, as orelhas e os órgãos internos. Ele é do tamanho de uma ervilha e pesa mais ou menos 7 gramas.

De 9 a 12 semanas (durante o 3º mês) seu rosto já está quase todo formado e os olhos já têm as pálpebras. Inicia-se o funcionamento do cérebro, e ele já se movimenta e mexe os braços e as pernas. Já se formou o cordão umbilical, que liga o bebê à placenta.

Ao final do 3º mês o coração já pode ser ouvido durante a consulta de pré-natal.

 

Fonte: Caderneta da gestante Ministério da Saúde http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderneta_gestante.pdf

Compartilhe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.