Obesidade mórbida infantil

No último dia 3 de junho foi o dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, e como nós do Bellamaterna estamos sempre buscando informações importantes para oferecer às nossas mamães, viemos aqui falar um pouco sobre a obesidade infantil.

A obesidade infantil é o acúmulo de gordura corporal na criança, sendo desproporcional para sua idade e altura, trazendo impacto negativo na saúde.

A introdução de alimentos calóricos cada vez mais precoce na alimentação da criança e a inatividade física crescem no cenário que traz como resultado o aumento de peso e o surgimento de doenças metabólicas.

Essa mudança no padrão alimentar é decorrente da urbanização, aumento de renda, maior acesso aos fast foods, maior tempo de crianças com jogos eletrônicos, acessórios tecnológicos que dispensam gasto de energia corporal, o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, gorduras e sal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2017 estimava-se que 41 milhões de crianças no mundo menores de 5 anos estivessem obesas ou acima do peso.

É preciso o acompanhamento de profissionais especializados para acompanhar a criança nesse momento e o mais importante ainda é que os familiares tenham a visão e consciência para ajudar a criança a formar hábitos mais saudáveis.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia Metabólica, dentre as recomendações estão: promoção do consumo de alimentos saudáveis, o incentivo à atividade física, atenção às gestantes, orientação quanto à alimentação e atividade física na primeira infância, saúde, nutrição e atividade física de crianças em idade escolar e controle do peso. A ideia é implementar um plano de ação que sirva de orientação para prevenções futuras.

Dúvidas na alimentação do seu filho? Entre em contato com os profissionais do Bellamaterna.

 

Fontes:

www.nacoesunidas.org

www.endocrino.org.br

Daniela dos Santos Oliveira Dezoti
CRN-3 36049
Nutricionista formada pela UNIP – Universidade Paulista
Pós Graduada em Nutrição Humana e Terapia Nutricional pelo

ImeN Educação.
Experiência em atendimento ambulatorial com gestantes e crianças e atendente Bellamaterna.

Contato: [email protected]

Tags:

bellamaterna

nutrição infantil

Obesidade morbida infantil

Compartilhe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.