CUIDANDO DO COTO UMBILICAL

O cordão umbilical é a ligação entre mãe e feto durante a gestação e é responsável por garantir a entrada de nutrientes e oxigênio.

Após o nascimento do bebê, o cordão umbilical é cortado e “clampado” passando a ser chamado de coto umbilical. Inicialmente, tem aspecto gelatinoso, tornando-se seco, escurecido e endurecido, até a queda.

A queda do coto umbilical acontece geralmente entre 5º e o 15º dia após o nascimento, porém em alguns casos, essa queda pode demorar até 25 dias. Após a queda do coto umbilical, é importante continuar a limpeza por mais alguns dias.

Lembramos que, a má higienização ou a falta dela, pode gerar infecções.

Como cuidar do coto umbilical?

É comum que os pais tenham receio de machucar o bebê ao cuidar do coto umbilical. Mas podem ficar tranquilos, já que o coto umbilical do bebê não tem terminações nervosas, portanto não dói durante sua limpeza. Se o bebê chorar durante os cuidados, isso se deve ao incômodo da situação; não à dor.

 

 

A região deve permanecer seca e limpa, porque isso acelera a cicatrização e evita a infecção. O principal cuidado com o coto umbilical é a higiene, que deve ser feita após o banho, e sempre que for feita a troca de fralda, com cotonete e álcool 70%.

Como fazer o curativo?

  • Lave bem as mãos antes de fazer a higiene do coto umbilical.

  • Limpe com cotonete umedecido em álcool 70%, com movimentos circulares até retirar toda a sujidade. Lembre-se de que a base do umbigo junto ao corpo deve ser mantida limpa. Por isso, a limpeza deve começar por ela.

  • Nunca puxe o coto umbilical. Deixe que ele se desprenda sozinho.

  • Dobre e feche a fralda abaixo do umbigo.

 

Fontes:

ABCMED, 2012. Coto umbilical do recém-nascido: quais os cuidados que se deve ter com ele? Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/330854/coto-umbilical-do-recem-nascido-quais-os-cuidados-que-se-deve-ter-com-ele.htm>.

https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/13881/1/disserta%C3%A7%C3%A3o%20final%20-%20Catarina%20Pires.pdf

 

Jovania Santos Nascimento COREN: 352497

Enfermeira formada pela UNIBAN (Universidade Bandeirante) com experiência em Neonatologia, Pediatria, Consultoria de Amamentação e atendente Bellamaterna.

Contatos:

E-mail: [email protected]

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jovania-santos-nascimento-21323479

Compartilhe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.