A IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO PARA O BEBÊ PREMATURO

São considerados prematuros todos os bebês que nascem com idade gestacional menor que 37 semanas, encaminhados para Unidade de Terapia Intensiva neonatal (UTI NEONATAL) podendo permanecer por mais tempo, para uma recuperação absoluta.

Neste período o leite materno tem uma importância muito grande no desenvolvimento destes pequeninos. O leite materno é um aliado que acelera o desenvolvimento, fortalece o sistema imunológico e estabelece o vínculo entre mãe e filho.

O colostro, a primeira secreção produzida pela glândula mamária, considerada também a primeira vacina do bebê, possui um alto teor calórico, proteico, sódio, potássio e anticorpos. Esses anticorpos são essenciais na proteção do bebê prematuro, ajudando a evitar infecções.

O leite materno da sua própria mãe é o melhor alimento para um bebê prematuro. Caso a mãe esteja impossibilitada de ordenhar leite ou ofertar para seu filho, uma segunda alternativa é o leite humano provindo dos bancos de leite e, somente como última opção, a fórmula infantil.

Composição do leite materno e os seus benefícios

O leite materno é um alimento completo porque contém água, vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê. Possui muitas substâncias nutritivas e de defesa que não se encontram em outro leite, é adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho. Ele é o alimento ideal.

Não existe leite fraco. É feito especialmente para a criança, portanto de fácil digestão.

Só ele tem substâncias que protegem o bebê contra doenças como: diarreia (que pode causar desidratação, desnutrição e morte), pneumonias, infecção de ouvido, alergias e muitas outras doenças.

Curiosidades sobre o leite materno da mãe do prematuro

  • O leite produzido pela mãe do recém-nascido prematuro, nas primeiras 4 semanas pós-parto, contém maior concentração de nitrogênio, proteínas com função imunológica, lipídios totais, ácidos graxos de cadeia média, vitaminas A, D e E, cálcio, sódio, energia e uma seleção de propriedades anti-infecciosas do que aquele leite da mãe do recém-nascido a termo. Essas diferenças estão ajustadas às necessidades únicas do prematuro e diminui após o primeiro mês de lactação quando o leite materno do prematuro se assemelhará, em composição, ao leite materno do a termo. Essa diferença de composição facilitará o ganho de peso nesse período.

  • Componente abundante no leite materno, o HMO (human milk oligosaccharides), é tão complexo que não conseguimos digeri-los. Ele serve para alimentar a microbiota intestinal, as bactérias boas que colonizam nosso intestino, evitando assim que as más bactérias possam curar alguma desregulação. Em bebês prematuros, uma das complicações mais temidas é a enterocolite necrosante, onde parte do intestino precisa ser retirado cirurgicamente, e que pode evoluir inclusive para o óbito. Sabe-se que o uso de fórmula infantil é um dos fatores de risco para a ocorrência da enterocolite, ou seja, o leite materno atua como potente protetor contra essa complicação.

  • O leite materno possui uma substância que facilita as sinapses (conexões) que o cérebro faz, auxiliando e favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês prematuros.

Além de todos esses benefícios citados para o bebê, há também os benefícios para a mãe, e existe todo o contexto de vinculação, aconchego, carinho, troca de olhares, cumplicidade, que é essencial para a mãe e o bebê neste período de intensa adaptação, e que nutre mãe e filho emocionalmente também.

 

Fontes: www.unicef.org/brazil – Hospital Amigo da Criança

             Maria Beatriz R. do Nascimento, Hugo Issler   J Pediatr (Rio J). 2004;80(5 Supl):S163-72

             http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/Aleitamento_Complementar_MS.pdf

Jovania Santos Nascimento COREN: 352497

Enfermeira formada pela UNIBAN (Universidade Bandeirante) com experiência em Neonatologia, Pediatria, Consultoria de Amamentação e atendente Bellamaterna.

Contatos:

E-mail: [email protected]

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jovania-santos-nascimento-21323479

Compartilhe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.