A higiene íntima do menino

   O pênis do bebê tem uma pele extra que cobre a glande (ponta), chamado de prepúcio. Essa pele, tem a função de proteger a glande contra traumatismos, especialmente se tratando de crianças menos de 12 anos.      Após o nascimento do bebê, o prepúcio é preso no lugar e não pode ser puxado para trás sobre a ponta do pênis. Isso é normal. Ao longo do tempo, o prepúcio irá se soltar. Mas pode levar anos até que o prepúcio possa ser puxado para trás completamente sobre a ponta do pênis. A falta de higiene ou a má higienização do revestimento interno do prepúcio e da glande formará uma substância sebácea, que causará irritação e prurido (coceira), infecção do trato urinário, infecção na glande e prepúcio e até o estrangulamento no corpo do pênis pelo prepúcio. Devido à esses riscos, alguns cuidados devem ser tomados. Como cuidar do pênis do meu bebê? Manter a higiene íntima é essencial para evitar infecções, assaduras e mau cheiro.
Até que seu bebê tenha 6 meses de idade, não tente puxar o prepúcio para trás sobre o pênis. Em vez disso, para cuidar do pênis de seu bebê, você deve:

  • Lavá-lo durante o banho com um sabonete suave, não irritante.
  • Trocar a fralda de seu bebê muitas vezes, para que ele não tenha assaduras.
  • Depois que seu bebê fez 6 meses de idade, você pode começar a puxar em volta do prepúcio, leve e delicadamente, permitindo uma limpeza adequada do pênis. É importante puxar o prepúcio para trás apenas até onde ele vai e não forçá-lo, pois o processo de separação do epitélio prepucial se estende até quase a adolescência. Quando você puxar o prepúcio para trás, limpe com água e sabão e seque a pele por baixo. Após fazer isto, certifique-se de voltar o prepúcio para seu lugar normal, para que ele cubra a ponta do pênis.

A manipulação e a retração do prepúcio imaturo devem ser evitadas, para prevenir cicatrizes, sangramento, fimose e trauma psicológico.Quando seu filho ficar mais velho e puder limpar-se sozinho, você pode ensiná-lo a cuidar de seu prepúcio e pênis. Cada vez que ele se limpar, deve puxar o prepúcio para trás, limpar e secar a pele por baixo e, depois, devolvê-lo ao seu lugar normal. Quando pedir ajuda médica?

  • Se seu filho sente dor (ou parece estar com dor) quando urina.
  • O pênis está inchado, vermelho, com sangramento ou quando o fluxo de urina não é reto (sai para um lado).
  • O prepúcio fica preso e não retorna a seu lugar normal.

   linkedin.com/in/jovania-santos-nascimento-21323479        

Compartilhe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.